Suplementos naturais | Será que o natural faz sempre bem?


20 fevereiro, 2017

http://www.arboriumnaturais.com.br/
Com o fim do Inverno e inicio da Primavera já aí à porta, muitas mulheres começam a sua luta anual contra aquelas gordurinhas que foram acumulando durante todo o ano. Pode parecer um pouco cíclico, mas a verdade é que grande parte das mulheres só se preocupa com a sua aparência quando vem o calor e o bom tempo. Se é errado, é! Mas é quase um ciclo vicioso no universo feminino, lá isso é.

Mas como perder estas gordurinhas em tão pouco tempo? (o grande dilema das mulheres)

Não há caminho mais fácil do que recorrermos aos milagrosos suplementos "naturais". Hoje em dia há suplementos para tudo! Para queimar gorduras, para desintoxicar, para acabar com a maldita celulite, para combater a retenção de líquidos, para eliminar tóxinas, para ajudar no sono e controlo da ansiedade, para a diabetes, para o colesterol, até há aqueles que prometem despertar o malaquias com apenas uma cápsula... enfim, poderia ficar aqui o dia todo para descrever uma infinidade de problemas que eles prometem seleccionar. Mas o que as pessoas não sabem, é que grande parte desses suplementos quando tomados indevidamente ou sem controlo médico, podem trazer consequências para quem os toma.

Será que o natural faz sempre bem?

Nem sempre! Lá por ser natural e advir de uma plantinha, não quer dizer que não tenha os seus riscos, principalmente em doentes polimedicados. Muitos destes suplementos, podem ter iterações com outros medicamentos, acentuando ou diminuído a sua eficácia. As consequências podem ir desde a ineficácia de um analgésico, à morte por toxicidade de um fármaco. Daí a necessidade de se ter algum cuidado na toma destes suplementos, que se tornaram demasiado aliciantes e acessíveis para qualquer um.

Qualquer pessoa, antes de se aventurar na toma destes produtos naturais, deve-se informar junto do seu médico ou farmacêutico, sobre quais as iterações que estes produtos podem ter com a sua medicação diária e se é algo que vos vai ajudar ou simplesmente piorar o vosso problema. Não tomem por auto-recriação e nem acreditem em tudo os que vos prometem. Informem-se junto de quem sabe, questionem os prós e os contras da toma deles, mesmo que possam parecer inofensivos.

Para as mulheres que querem emagrecer, não há melhor forma do que correr atrás do prejuízo ao invés de se entupirem com cápsulas milagrosas. Consultem um nutricionista, sejam aconselhadas por médicos que vos vão acompanhar durante todo o processo, sejam activas, façam exercício diário, tenham uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Garanto-vos que vão perder peso. Demora? Demora! Mas emagrecem ao ritmo do vosso corpo e sem dietas loucas que não servem para nada.

O perigo está na falta de informação?

Em certa parte pode-se dizer que sim. A falta de conhecimento da população geral sobre este tema é notória. Ainda acredita-se muito de que "o natural" não tem contra-indicações e que não faz mal à saúde. Muito por culpa também de quem publicita este tipo de produtos. Toda a propaganda gira em torno dos benefícios, sem sequer advertirem o público sobre algumas contra-indicações e sobre o público alvo adequado. Toda a propaganda está direccionada para um público geral. E os doentes crónicos, e os doentes oncológicos, os diabéticos, os hipertensos, os doentes renais? Todo este grupo de pessoas, podem ser influenciados por essa publicidade consumista e não terem a noção de que talvez esse suplemento que esteja a ser divulgado, seja mais prejudicial do que benéfico para a sua saúde. E é aqui que reside grande parte do perigo. Daí a importância de um aconselhamento médico, antes de qualquer toma.

Outra coisa que se tem tornado preocupante é a facilidade com que estes produtos são publicitados em blogs e por bloggers sem o mínimo de conhecimentos para tal. Sei que é bem aliciante, uma marca chegar ao pé de nós e nos propor um post patrocinado em troca de uma embalagem do produto, mas nem sempre é o mais correto (a meu ver). Tudo depende da nossa abordagem. Há bloggers que floreiam demasiado os benefícios desses produtos, como se fossem estupendos (atenção, não estou a dizer que em certa parte não possam ser eficazes), mas esquecem-se que estão a falar com um público geral. Não sabem quem está por detrás do monitor, não sabem que medicação a pessoa está a tomar e não sabem que doença a pessoa tem. Uma coisa é falarmos de cosmética e make up, outra é publicitar um produto que podem interferir com a saúde das pessoas. E é aqui que se tem de ter muito cuidado.

Na minha opinião, na bloggosfera em geral, há pouca preocupação com aquilo que se partilha e como se partilha. Quando leio alguns blogs, fico sinceramente com noção do que importa mesmo é garantir a parceria e receber o produto, independentemente do tipo de produto. Não há a preocupação em estudar o tema, ver os prós e os contras, informar devidamente o leitor sobre as vantagens e desvantagens do produto, ensinar, alertar...

Nunca se esqueçam, que quando falamos de algo, temos de ter segurança naquilo que dizemos e temos de ser responsáveis por aquilo que partilhamos, principalmente no que toca à saúde. 
Nunca sabemos quem nos está a ler e como vai entender a mensagem. 

Como enfermeira acho que não vos podia deixar de falar disto e com esta publicação, não quero dizer que não acredito nos benefícios e vantagens destes suplementos naturais, apenas vos quero alertar que nem todos nós estamos aptos para os consumir. Cada corpo é um corpo e cada pessoa é uma pessoa e lá por um vizinho me recomendar, não quer dizer que seja o mais adequado para mim. Há que se ter bem ciente, que estes suplementos quando tomados conscientemente e com aconselhamento médico, são benéficos para a saúde, o perigo deles reside mesmo da sua toma indiscriminada e sem qualquer vigilância.

Caso se queiram informar mais, podem ler este artigo do Jornal de Noticias que achei bem interessante, bem como estes dois blogs, a nitricionista e as dicas de farmacêutica

Um beijinho grande 

3 comentários

  1. Que publicação interessante! Obrigada pelo alerta! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de tomar nada...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!

Game on, Beauty! - Moda, Beleza, Decoração e muito mais... © . Quinn Creatives .