Argila verde para pele oleosa


06 junho, 2016


Quem me acompanha no facebook sabe que na semana passada comprei um saquinho de argila verde em pó para fazer em casa. Verdade seja dita, não fui ao supermercado com a intenção de a comprar, mas já que ela estava no meu campo de visão não resisti em trazer (risos). Ela veio numa embalagem de 1 kg e custou-me dois euros e pouco (uma pechincha!)

A minha pele tem andado super oleosa e com tendência a algum acne na zona do queixo e com o calor a aproximar-se mais oleosa fica. Não é que ela seja sempre oleosa, há fases do mês em que ela é mista com zonas secas como a testa e as maçãs do rosto, mas depois há outras em que é o desastre total. Calculo que tenha muito a ver com o meu ciclo hormonal ou com a minha alimentação.

Confesso que não sou grande adepta de argilas, não gosto nada daquela sensação de claustrofobia quando a argila começa a secar e a arrepanhar tudo, odeio mesmo! Mas como a minha pele estava a precisar de um tratamento destes, porque não comprar? Além disso, é um produto natural super barato!

Há uma grande variedade de argilas, mas a argila verde é a mais adequada para peles oleosas com tendência a acne. Ela além de absorver a oleosidade da pele, ajuda na renovação celular, elimina as impurezas e faz uma leve esfoliação retirando as células mortas, tudo o que a nossa pele precisa.


Então para a minha máscara utilizei, duas colheres de sopa de argila em pó e juntei-lhe chá de camomila e mel, suficiente para que a argila adquirisse uma textura pastosa. Não se deve juntar água da torneira, devido ao cloro e outras substâncias. Pode-se sim, utilizar ou soro fisiológico que respeita a integridade da pele ou então algum chá, eu optei pelo de camomila e mel pelas suas propriedades calmantes e suavizantes. Não se esqueçam que o chá deve ser adicionado frio.
Ah e muito importante, sempre que fizerem a vossa mistura utilizem recipientes de vidro ou louça, porque os minerais da argila reagem com metal. Eu utilizei uma colher de plástico para misturar tudo.


Antes de aplicarem têm de ter a pele bem limpa, sem qualquer produto. Eu aproveitei e fiz uma esfoliação antes, para que a máscara "penetrasse" melhor na pele. Depois fui espalhando a máscara com a ponta dos dedos pelo rosto, sempre com camadas finas evitando a área dos olhos. Neste passo podem utilizar um pincel caso prefiram. 
Por fim, é só aguardar que ela seque na totalidade (cerca de uns 20 minutos).

Depois de seca, deve-se humedecer a argila com as palmas das mãos molhadas em água fria ou mesmo no resto do chá que vos sobrou. Nunca devemos esfregar logo a pele para não a danificarmos. Aos poucos e poucos ela vai-se desfazendo e aí já podemos retirar normalmente.
Depois de retirada é normal que a vossa pele fique vermelha, quente e sintam pequenas "picadas". Isso acontece porque a argila activa a circulação sanguínea, não se preocupem.

Para ser sincera, adorei o efeito que a argila teve na minha pele. Ficou super sedosa, fresca e sequinha. Nesse mesmo dia notei que não tive tanta oleosidade concentrada como nos outros dias. Aprovei.

Se quiserem saber quais os hidratantes que uso diariamente quando tenho a pele mais oleosa, cliquem (aqui).

E vocês, já experimentaram fazer? O que acharam?

Um beijinho.


15 comentários

  1. Nunca usei, mas depois da resenha, preciso caçar por aqui! Achei o máximo!

    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pathy! Se tens pele oleosa, experimenta! Até podes vir a gostar :)
      Um beijinho querida <3

      Eliminar
  2. Deve ser fantástico para quem tem pele oleosa :)

    Beauty and Fashion

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito e os efeitos são bem visíveis logo na primeira aplicação.
      Um beijinho <3

      Eliminar
  3. Em que supermercados existe argila!! É que isso fica mesmo muito mais barato do que andar a comprar mascaras!
    Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia! Olha comprei a minha no Intermaché. Por acaso até havia varias marcas de argila em pó e sim fica muito mais em conta. No continente e jumbo nuca encontrei, sempre pensei que só se vendiam em lojas de produtos naturais, mas para minha surpresa encontrei no intermaché :)
      Um beijinho querida.

      Eliminar
  4. Já conhecia, costumava comprar no Celeiro, mas não fazia ideia de que reagia ao metal e muito menos que não podia ser feita com água da torneira :|

    Sempre a aprender!

    Beijinhos,
    Novo Post no Blog | FACEBOOK | INSTAGRAM



    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada por teres seguido querida! Já estou a seguir também!
    Fiquei muito curiosa em relação a esta argila! Hei de experimentar. Eu uso uma da KIKO mas esta é muito mais económica!

    Um grande beijinho,
    http://acatarinasousa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Já ouvi falar muito bem mas nunca usei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  7. Da última vez que usei fiz alergia :s

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu Sarah tenho a pele oleosa e sempre to atrás de produtos para acabar, adorei nunca usei mais vou atrás ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderEliminar
  9. Confesso que nunca experimentei, mas deixaste-me bastante curiosa. Tal como tu, eu tenho sempre muito medo que repuxe, que faça a tal sensação claustrofóbica, mas hei-de experimentar!

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro usar argila verde e neste momento estou a usar d'O Boticário. Nunca tinha visto, ou pelo menos reparado, nessa à venda mas pelo preço compensa imenso.

    http://wallvce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Fiquei curiosa em relação a esta argila! Hei-de experimentar! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Nunca usei mas fiquei com vontade !
    Adorei a tua abordagem
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!

Game on, Beauty! - Moda, Beleza, Decoração e muito mais... © . Quinn Creatives .