SOCIAL MEDIA

19 maio, 2016

Será o meu cão alérgico?



Esta foi uma pergunta que durante muito tempo não me saía da cabeça. O Bóris sempre foi um cão saudável e enérgico desde que nasceu, mas passado cerca de 6 meses comecei a notar algumas diferenças no seu comportamento. De um momento para o outro reparei que começou a coçar-se imenso e até perder algum pêlo em algumas zonas do focinho e à volta dos olhos. Para além disso apareciam-lhe também pequenas borbulhas nas axilas, barriga, atrás das orelhas e focinho que lhe causavam imenso prurido.

Perante esta situação levei-o logo ao veterinário. Durante a consulta a vet disse-me que todos os sintomas que ele apresentava estavam relacionados com uma alergia que ele estava a desenvolver. Mas os cães também têm alergias? pensei eu. 

Muitas gente não sabe, mas como os humanos, os animais também podem sofrer de alergias. As causas podem ser inúmeras, desde algum ingrediente da alimentação até o contacto com produtos químicos. Há até algumas raças bem susceptíveis de desenvolver este tipo de problemas.

Foi a partir desse momento (tinha o Bóris há cerca de 6 meses) que me apercebi que era alérgico, mas a quê? Era a questão. Ao inicio pensávamos que era da alimentação, pelo que durante meses trocámos inúmeras rações, não era! Que poderia ser ao pólen ou a ácaros, não era! Confesso que durante esse tempo andei completamente à nora.

Com o passar do tempo, a medicação que ele estava a fazer para diminuir o prurido estava a surtir efeito mas enquanto não encontrássemos a causa, não adiantaria de nada. Foi depois de muito pensar que cheguei à conclusão de que poderia talvez ser alérgico aos nossos perfumes! 
Sim, finalmente descobri ao fim de tanto tempo, que era o perfume que lhe estava a causar estas alergias.

Conclusão, há cerca de 2 anos que ninguém cá em casa coloca um pingo de perfume (risos). Depois de descobrirmos tudo se tornou mais fácil porque descartamos imensas hipóteses. Claro que nunca na vida iria pensar que um cão pudesse ser alérgico a perfumes, mas pode e depois de falar com a vet, há muitos mais casos do que possamos imaginar. Há cães que até têm ataques de asma fortíssimos e chegam ao vet em grande sofrimento. Felizmente o meu Bóris não é assim!

Resumindo tudo o que tem fragrâncias químicas como perfumes, não podemos utilizar em casa. Imaginam quão difícil é encontrar produtos sem fragrância? Aerossóis como desodorizantes ou sprays desapareceram cá de casa. Tudo o resto temos de fazer uma boa gestão para que ele não seja exposto a esses produtos. 

De lá para cá tem sido uma procura constante para encontrar produto de higiene para ele, sim porque tudo o que encontro para cães tem perfume. Encontrei este da Dermocanis, que tem sido a minha salvação. É um champô especifico para cães com alergias e chama-se Alercure 250ml. É um champô antipuriginoso (ajuda bastante a diminuir a comichão), hidratante e amaciador e o melhor de tudo tem 0% de fragrância (risos). Como contém proteínas e ácidos gordos, ajuda a recuperar a pele que por vezes fica ferida por eles se coçarem muito.



Caso precisem de comprar este produto podem encomendá-lo em qualquer farmácia ou então comprá-lo em lojas online como a TiendAnimal. O meu na farmácia custou-me cerca de 17 euros, mas o preço varia muito de sitio para sitio.

Como viram este post foi bem diferente do que costumo colocar aqui no blog, mas pode ser que esta informação seja importante para alguém que esteja a passar pela mesma situação e ainda não tenha descoberto os produtos indicados para utilizar no seu pet. 

Ter um animal, não é só dar comida e passear, muita vezes temos de abdicar de certas coisas pelo seu bem estar. E pelo bem estar do meu "pequeno alérgico" eu faço tudo (risos). 
Se querem ter um cão óptimo, garanto-vos que é a melhor escolha que farão na vida, mas fiquem sempre cientes que como qualquer pessoa, um cão também poderá ter problemas de saúde pelo que se optarmos em ter um, temos de ser responsáveis e assumirmos o compromisso de ficar com ele como se fosse um membro da família e não nos descartarmos dele ao mais pequeno problema. 


Haverá abraço melhor que este? 


15 comentários :

  1. Tadinho do teu cão, ainda bem que descobriste o que lhe andava a causar alergia. Mas é realmente incrível que o cão tenha alergia aos perfumes, nunca tinha ouvido tal! Tem um focinho tão fofo, adorei a última foto. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita Inês é mais comum do que aquilo que imaginamos :/ Ele é mesmo um fofo :)
      Um beijinho <3

      Eliminar
  2. Tenho um lavrador que também e alérgico a algo e não sabemos o que mas com a medicação que esta a fazer parece que esta a fazer resultado espero que o teu amigo de 4 patas fique bem
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim agora está tudo controlado, felizmente :)
      As melhoras para o teu patudo.
      Um beijinho querida <3

      Eliminar
  3. Nao vais acreditar, mas acabei de vir do nveterinario com a minha cadela e ela tambem esta com alergia, exactamente os sibtomas5 que descreveste. Eu ja sabia que os caes podem ter alergias, mas agora vamos entrar no processo de descobrir ao que. A minha nao come racao. Come frango cozido com arroz. Por isso nao sabemos bem por onde começar. Mas os produtos de limpeza é uma boa dica! Beijinho

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta ir eliminando as opções, foi assim que cheguei à conclusão que só poderia ser do perfume no caso do Bóris. Agora é uma questão de ires por tentativas até descobrires o que lhe esteja a fazer mal.
      Boa sorte, espero que corra tudo bem. Vai dando noticias :)
      Um beijinho <3

      Eliminar
  4. Muita gente esquece que eles têm os mesmos problemas de saúde que nós, eles como têm o olfacto mais apurado é normal serem mais sensíveis a cheiros. Que bom, que o Bóris tem uma dona 5*. Beijinhos <3
    Elisabete Caiado Condeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Elisabete, tento mima-lo o mais que posso e ele não se queixa eheh.
      Um beijinho querida <3

      Eliminar
  5. Ainda bem que descobriste a que o teu cão era alérgico!
    E acho que o post é bastante util, pois são coisas que convém sempre saber!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Talvez possa ajudar alguém :)
      Um beijinho <3

      Eliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    sem dúvida alguma que os cães são fantásticos, mas temos de ser responsáveis e tomar bem conta deles, principalmente nas questões de saúde :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. É um verdadeiro pesadelo alergias em cães. Felizmente conseguiste descobrir a causa..:)
    Gostei imenso do post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é mesmo :/
      Obrigada querida.
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Olá amiga, lhe encontrei em blogs amigos, vim conhecer o seu, amei suas postagens e já estou seguindo. Vem conhecer os meus, se gostar seguir, ficarei grata. Abraços

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!