SOCIAL MEDIA

11 abril, 2016

Quero comprar um domínio e agora?

Quem me acompanha de perto sabe que recentemente comprei um domínio para o meu blog. Sim, ao fim de aproximadamente 2 aninhos, achei que ele merecia este miminho e depois de pensar muito, acho que já estava mais que na altura. Daí, a procurar empresas em que pudesse comprar foi um passo!

Pesquisei muito, contudo a informação que encontrava era muito generalizada. É fácil encontrar dezenas de empresas pela Internet onde podes comprar o teu domínio, mas serão realmente boas? Aí residia a minha dúvida. Sou uma leiga neste assunto, admito! Mas também foi a primeira vez que fiz algo do género, agora vejo que é bem simples e não aquele bicho de sete cabeças que pensava ao inicio. 

Contudo senti que na blogosfera portuguesa existe pouquíssima informação sobre o assunto. Não sei bem porquê, mas onde encontrei grande parte do que queria foi em blogs brasileiros. Foi nesses blogs que percebi todo o processo desde como comprar ao configurar um domínio.

Daí ter pensado. porque não falar sobre a minha experiência? Talvez ajude alguém.


Então comecei por pesquisar várias empresas. Godaddy, Amen, Dominios.pt, Ptservidor, eram imensas... mas qual escolher? Isso depende muito de quanto querem pagar, há empresas em que se compra o domínio por menos de 10 euros, há outras que se tem de pagar mais. Têm de ver o que vos compensa mais e quais as garantias que vos dão.

Eu escolhi comprar o meu domínio pela Ptservidor e não me arrependi nada!
Há 3 coisas que me fizeram optar por esta empresa: primeiro de tudo e o mais importante, o feedback super positivo das pessoas. Se forem à parte dos "testemunhos" no final da página, podem comprovar o que vos digo. Segundo, eles oferecem suporte 24h durante todo o ano (uma mais valia sem dúvida) e por último, apoio telefónico, cujo numero de contacto é nacional e que pode ser utilizado para esclarecer qualquer dúvida. Todas as outras empresas que vi, ofereciam apoio telefónico mas tinha de ligar para aqueles números que começam com 308 ou 750 e que se paga balúrdios por minuto. Só por este motivo, excluías. É tudo muito bonito comparar domínios pela Internet, mas se algo correr mal é sempre bom temos um contacto telefónico sempre à mão e que não nos desfalque a conta de telefone, pelo menos é assim que penso. 

E foi assim, depois de ter analisado bem o site deles e os preços de cada domínio, decidi aventurar-me e comprar. Podem ver os preços aqui. O meu domínio .pt custou-me já com o IVA incluido 15 euros.

E porque optaste por domínio .pt e não .com? Primeiro, porque o domínio .pt é considerado o domínio oficial dos portugueses. Se o público alvo do meu blog são utilizadores portugueses, acho que é preferível optar por um domínio nacional. É como se vos identificassem logo como um blog português apenas por olharem para o vosso link, entendem? Notem, que apenas empresas registadas em Portugal, vos podem vender domínios .pt ou .com.pt, como é o caso da ptservidor
Agora se têm um site internacional, com uma boa projecção mundial, o melhor mesmo será utilizar um domínio genérico como o .com.

Bom depois de domínio escolhido, foi só juntar ao carrinho de compras e finalizar a encomenda. Podem pagar por paypal ou transferência bancária, eu escolhi a transferência bancária. De seguida recebi um e-mail com os dados para a transferência. Fiz a transferência nesse mesmo dia (um domingo à noite) e depois enviei o comprovativo como eles pediam e por volta das 3 da manhã já tinha o domínio activo para o poder inserir no meu blog! Mais rápido não podia pedir.

Na segunda-feira já com o domínio autorizado, fiquei sem saber muito bem o que fazer, porque não me enviaram mais nenhuma informação. Contactei-os na secção de suporte e ao fim de 2 minutos já tinha alguém a explicar-me como proceder. 

Primeiro temos de clicar onde diz "adicionar um domínio personalizado" ou em alguns casos "configurar um URL de terceiros para seu blog".



Depois vai abrir uma janela igual a esta, onde têm o endereço do vosso blog. Nas configurações avançadas vão colocar o domínio que compraram. Guardam!

Depois de guardarem vai surgir automaticamente um erro! Erro 12. É normal, não se assustem.


E é aqui que a coisa se descomplica, porque não temos de fazer mais nada! Basta enviarem um print screen com os dados que surgiram, que eles mesmo configuram tudo. Confesso que estava à espera de ser eu a configurar, mas não foi preciso porque eles fazem tudo! Apenas têm de adicionar o vosso domínio como vos expliquei em cima e enviar os dados para eles.

Depois aguardam uma horinha e recebem a confirmação por sms que a configuração já foi feita e que temos de esperar que as DNS se propaguem e isso leva tempo. Esperei cerca de 3 horas. Passado esse tempo, voltei às configurações, endereço do blog, configurações avançadas, voltei a colocar o domínio, guardei e já não deu erro. Simples e fácil.

Se estão indecisas por qual empresa escolher, aconselho-vos sem sombras de dúvidas esta. O atendimento e suporte são 5 estrelas, são super atenciosos e o melhor de tudo, é que fazem o trabalho mais complicado por nós! Paguei no domingo à noite e na segunda-feira às 16h já tinha tudo configurado. Se é mais caro que nos outros lados, é um pouco, mas para se ter rapidez e qualidade temos de pagar por ela. Sempre ouvi dizer que o barato sai caro, pelo que optei por pagar um pouco mais mas ter muito mais garantias e ter a certeza que irei ficar completamente satisfeita sem ter de me chatear muito.  

Espero que este post vos tenha sido útil.

Um beijinho 


25 comentários :

  1. Que bom, quero fazer o mesmo :) nem imaginas como me ajudaste, um beijinho grande.
    Elisabete Caiado Condeço
    https://podearrozsite.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete! Olha fico muito feliz por poder ajudar. Faz isso! É muito simples.
      Um beijinho querida <3

      Eliminar
  2. Também já ponderei comprar um domínio, mas as minhas dúvidas também passam pelo que acabaste de descrever. Em relação à empresa que escolhestes pelo que acabaste de descrever funciona muito bem.Acho que acabei de ter uma ajuda para comprar um domínio para o blog.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa! Olha aconselho-te esta porque tive uma óptima experiência. Qualquer dúvida que tenhas entra em contacto com eles, que ajudam-te na hora. São muito acessíveis e profissionais.
      Um beijinho linda.

      Eliminar
  3. uau que fixe! muito bem :) E quanto pagas anualmente pelo dominio?
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha isso depende de ano para ano e do tipo de domínio que escolheres. Para este domínio paguei 15 euros e dá para apenas este ano. Mas deixo-te aqui o link que deixei no post, para comparares os preços :https://www.ptservidor.pt/dominios/ Acho mais fácil assim :)
      Qualquer dúvida é só perguntares.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Essa empresa parece ser mesmo boa no que faz.. Eu vou ter de comprar um dominio, mas não vai ser para o blog mas sim para um consultório =D e quero ter um site todo chique (eu que não tenho nada a ver com informática me ando a aventurar nessas coisas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Briana!Então deves precisar também de um web designer para te ajudar, já que um site é mais complexo de que um blog, acho eu :/
      Um beijinho querida e boa sorte para o teu projecto <3

      Eliminar
  5. Parabéns pelo post! Nem sabes o quanto me ajudaste!
    Já ando há algum tempo a ponderar comprar domínio mas não me estavam a agradar as opções em que apenas podia pagar com paypal. Tendo em conta que esta aceita transferência bancária, acho que acabei de fazer a minha escolha :)
    Diz-me uma coisa, esses 15€ que pagaste, vão ser a tua anuidade ou o valor irá alterar-se?

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela! os 15 euros são referentes a este ano apenas! Para os restantes anos, o valor irá alterar-se, mas para perceberes melhor, deixo-te o link da tabela de preços deles: https://www.ptservidor.pt/dominios/
      Acho que se torna mais fácil, para veres que tipo de domínio mais te convém e o que irás pagar nos próximos anos consoante o domínio que escolheres. Não te esqueças é que esses valores são sem iva. Por isso é que no final paguei 15 euros e não os 12,20 euros como está na tabela. Qualquer duvida, estou a disposição. Um beijinho <3

      Eliminar
  6. Não sei como ainda não estava a seguir o teu cantinho Andreia! Este post tinha-me dado um jeitão na altura em que andei às arranhas para comprar o meu domínio x)
    Sou uma nova seguidora :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Olha já seguia o teu a algum tempo e gosto muito. Continua com o bom trabalho.
      Um beijinho querida <3

      Eliminar
  7. Tô querendo muito comprar meu dominio e suas dicas irão me ajudar bastante, adorei conhecer seu blog, beijos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ariadne! Muito obrigada. Espero que continue a gostar de estar por cá :)
      Um beijinho <3

      Eliminar
  8. Que profissional :)
    Para já não penso nisso mas é um post útil!

    Givaway no blogue

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Muito bom post. Ainda não penso nisso para breve mas com o passar do tempo e se o blog continuar a crescer também o irei fazer e como nada sei sobre o assunto, adorei o teu post ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida.
      Um beijinho <3

      Eliminar
  10. Boas dicas, para quem está interessado em comprar um domínio!
    Beijinho,
    http://bloguerosapt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. ACHEI ESTE POST OTIMO E EU SOU COMO TU PREFIRO PAGAR UM POUCO MAIS E SER BEM ATENDIDA!
    bEIJINHOS

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post, fiquei super esclarecida, obrigada :)
    xxx
    www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá! Este post ajudou-me imenso. Já agora o que achas melhor comprar o domínio primeiro ou fazer um novo design ao blog e só depois comprar o domínio?
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina :)
      Fico muito feliz por saber isso <3
      Olha, se fosse eu primeiro arranjava um novo design e depois comprava o domínio. Como leste em cima, a compra é rápida e assim inauguravas o blog com uma cara lavada e um domínio novo :p
      Um beijinho*

      Eliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!