Cronograma capilar | o que é e como funciona


16 março, 2016

Olá meninas!

Hoje venho falar-vos de um assunto que não é muito comum ver-se em blogs portugueses. Estou a falar do cronograma capilar. E vocês perguntam-me o que é isso? Bem, é uma agenda de cuidados do nosso cabelo, ou seja, é onde vocês agendam as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução importantíssimas para mantermos os nossos cabelos saudáveis e bonitos. É através deste cronograma que vamos repor os nutrientes e a estrutura capilar que naturalmente vamos perdendo no dia a dia, quer pela exposição solar, quer pelo uso excessivo de secador e chapas alisadoras e por aí adiante.

E é preciso essas etapas todas? 

Sim, cada etapa tem uma função especifica. Não adianta hidratarmos vezes sem conta o cabelo e deixarmos a parte da nutrição e reconstrução de parte, porque não veremos resultados significativos. É claro que cada pessoa pode adaptar esse cronograma de acordo com o seu critério e consoante o estado do seu cabelo, contudo estas 3 fases têm de estar sempre presentes.
Em baixo deixo-vos o cronograma capilar oficial por assim dizer. É o cronograma base e o mais indicado para quem vai começar. Como podem ver, o cronograma é constituído por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução. Cada etapa deve ser feita em dias alternados, como 2ªf, 4ªf e 6f. Deve-se deixar sempre um intervalo de 48h entre cada procedimento!




Para cabelos mais fragilizados e estragados, podem optar por um cronograma mais potente por assim dizer. Para isso têm de saber avaliar correctamente o estado em que ele está. Um cabelo mais estragado, ressequido, sem vida, necessita de mais nutrição e reconstrução. O cronograma em baixo é mais indicado para essas situações. Quando sentirem que ele já está recuperado devem passar para o oficial.


Etapas do cronograma:

- Hidratação: Esta etapa é essencial para repor a água no cabelo. Se o cabelo está sem brilho, seco, armado, então ele precisa de hidratação. Para isso podemos utilizar máscaras hidratantes que contenham na sua formula glicerina, silicone, vitaminas, aloe vera, panthenol, etc... 
Encontram-se facilmente num supermercado, contudo tenham em atenção aos rótulos, e certifiquem-se que são mesmo máscaras hidratantes. Já me aconteceu pegar numa que dizia que era uma máscara hidratante e depois de ver o rotulo tinha mais propriedades nutritivas do que hidratantes!

- Nutrição: Como o nome diz tem a função de nutrir (alimentar) os nossos cabelos, ou seja, devolver os lípidos necessários. Se o cabelo está super frizzado, com pontas espigadas e sem vida é necessário dar mais atenção a esta etapa.
Para isso escolham máscaras compostas à base de óleos (óleo de coco, de argão) e manteigas (Karité, cacau, abacate..) Nesta fase podem ainda fazer as chamas umectações caseiras, com óleo de coco ou azeite virgem. Adoro esta etapa porque devolve-me a vida ao meu cabelo.

- Reconstrução: Nesta etapa repomos as proteínas necessárias e reconstruímos a fibra capilar (o interior do cabelo). Se o cabelo está poroso, quebradiço e frágil, ele precisa de reconstrução.
Optem por máscaras de reconstrução, que são à base de queratina, aminoácidos, arginina, creatina e proteínas. Esta fase serve para tratar a fibra capilar repondo a queratida e os aminoácidos perdidos, tornando o cabelo mais forte e menos poroso. 

É a fase mais potente do ciclo e deve ser feita a cada 15 ou 30 dias apenas e sempre depois da hidratação e nutrição. Máscaras com queratina devem ser usadas com moderação, pois a queratina em excesso no cabelo pode torna-lo quebradiço. Tenham atenção a isso e respeitem o tempo de pausa!

E é isto meninas espero que vos tenha ajudado a cuidar melhor do vosso cabelo e a mostra-vos a importância que estas 3 fases juntas têm na saúde da fibra capilar. Não se esqueçam que cada pessoa deve adequar o cronograma ao estado do seu cabelo e que para isso devem conseguir avaliar que etapas ele mais precisa.
Achei a ideia interessante mais ainda não testei.
Se quiserem que num próximo post fale e mostre que máscaras/receitas caseiras utilizo para cada etapa, digam-me nos comentários.
Beijinho e até ao próximo post.

Onde me podem encontrar? Facebook | Instagram

11 comentários

  1. Já tinha conhecimento do cronograma capilar mas a verdade é que ainda não o meti em prática!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bemmm nem imaginas o quanto eu gostei deste post! Acho que só fazia duas fases e não mesmo pela ordem que dizes. Vou já alterar esta rotina no meu cabelo! Obrigada por este post excelente e tão bem explicado. Foi mesmo mesmo útil.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu já faço o cronograma capilar há algum tempo e tem feito maravilhas ao meu cabelo :D
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Super útil esta informação, mas tenho que confessar que sou tão preguiçosa para tratar do cabelo... :-/
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Eu comecei o cronograma capilar e estou amando os resultados no meu cabelo, com o passar dos dias já da para perceber a diferença. To seguindo o cronograma oficial.
    Beijoo adorei o post
    www.pegaobrilho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia! Obrigada pela partilha ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar, já está guardado no Pinterest para depois pôr em prática :))

    ResponderEliminar
  8. Tenho mesmo de experimentar seguir um cronograma desses!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Realmente nunca tinha ouvido falar em nada disto e gostei muito de ficar a saber um pouco mais sobre isto, vou fazer aquele teste da porosidade.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Já tinha andado a ver em blogs e vídeos de Youtubers brasileiras e, apesar de não seguir à risca, comecei a ter mais cuidado com o tratamento que dou ao meu cabelo e ele está bem melhor que o que estava antes!

    Excelente post, esta é daquelas coisas que merece mais divulgação cá em Portugal :D

    Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Eu preciso criar vergonha na cara e voltar a fazer kkkkk.
    O post ficou excelente!

    Beijo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!

Game on, Beauty! - Moda, Beleza, Decoração e muito mais... © . Quinn Creatives .