Higiene íntima feminina | Cuidados e dicas


29 fevereiro, 2016

Olá meus doces!

O assunto que hoje vos venho falar é sobre os cuidados que devemos ter durante a nossa higiene intima. Sei que para algumas mulheres ou meninas este assunto ainda suscita alguma curiosidade e até pode ser considerado pelas mesmas como um tabu, mas para mim é um tema normalíssimo e que deve ser falado sem receios ou constrangimentos! 

Muito se tem falado sobre este assunto, mais propriamente de como a higiene deve ser feita e de quais os produtos correctos a utilizar nesta zona tão sensível. Contudo a mulher hoje em dia tem uma vida tão atribulada que por vezes descuida-se um pouco com a sua saúde. Muitas vezes as nossas acções podem provocar um desequilibro da protecção natural da vagina, o que pode levar ao surgimento de infecções. 
Então o que devemos fazer para evitar isso?

Cuecas

Evitar usar cuecas apertadas e/ou de lycra. Optem pelas de algodão. Elas devem ser confortáveis e deixar a pele respirar.
Na altura de as lavarem, devem evitar usar amaciador de roupa. O uso deste produto pode causar
irritações e alergias na vulva. Para as secarem coloquem em sítios arejados, como na rua ou varanda (evitem ambiente húmidos como no WC ou dentro de casa, isto poderá levar à proliferação de micro-organismos patogénicos).
Por ultimo, já muito se ouviu falar que devemos dormir sem cuecas e sim é verdade! A nossa vagina precisa de "respirar" e essa é uma boa altura para o fazer. Pelo mesmo motivo deve-se evitar usar calças justas, principalmente quando a mulher passa muito tempo do seu dia sentada.

Pensos diários

Usar pensos diários apenas quando necessário. Não são recomendados utilizar todos os dias por deixarem a região mais "abafada". Além disso, muitos pensos contêm perfumes que podem causar irritações e/ ou alergias.

Pensos higiénicos

Durante a menstruação deve-se ter uma atenção redobrada à nossa higiene, uma vez que a presença de sangue altera o ph vaginal. Além disso, o sangue por si só cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de microorganismos caso não haja uma higiene adequada. Os pensos ou tampões devem ser trocados consoante a necessidade, mas nunca devem ultrapassar as 4 horas.

Toalhitas intimas

São uma alternativa para quando nos encontramos fora de casa. Contudo, o seu uso continuo não é recomendado porque podem provocar irritações.


Papel higiénico

Dar preferência aos papéis higiénicos brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias. A mulher deve-se limpar sempre neste sentido: da vagina para o ânus. Deste modo, evita-se a contaminação da vagina/uretra pelas bactérias existentes nas fezes. É conveniente higienizar a zona, evitando água muito quente, para não irritar a mucosa vaginal. 

Sabonete/ gel de limpeza

Este é um ponto fundamental para uma boa higiene! O ph da vagina é naturalmente ácido. Este "mecanismo" de protecção evita o crescimento de bactérias na flora vaginal. Se utilizarmos um sabonete comum cujo o ph costuma andar em torno dos 7 (ph neutro), estamos a provocar um desequilibro do ph, podendo isso destruir esta barreira protectora. Daí a importância de se utilizar sabonetes específicos para essa zona, que possuem na sua constituição ácido láctico e que ajudam a preservar o ph e a manter a protecção natural da mucosa vaginal. Além de evitar a proliferação de bactérias, os sabonetes íntimos mantêm a a região externa da vagina protegida e livre de odores e irritações.
Há duas marcas que uso e aconselho:
- O Lactacyd Intimo é o mais fácil de se encontrar, podem-no comprar tanto numa wells como na farmácia. Custa cerca de 8 euros e tem uma gama variada que se adapta a todas as mulheres em qualquer idade. Deixo-vos aqui o site para darem uma vista de olhos.

- A Saugella é outro produto muito bom que me foi recomendado pela minha ginecologista quando era mais nova. Compra-se apenas na farmácia e o seu preço ronda os 10 euros. Também possui uma gama variada, é só se informarem com o farmacêutico.

Posso-vos dizer que já experimentei vários produtos deste tipo, mas retorno sempre a estes dois queridinhos que nunca me deixaram ficar mal. Com estes produtos sinto-me protegida, fresca e sem qualquer tipo de irritações ou alergias.

Acima de tudo, quero deixar a mensagem que é muito importante se informarem com os vossos ginecologistas sobre quais produtos eles aconselham para vocês! Cada faixa etária requer um produto diferente e somente com aconselhamento médico ou farmacêutico vocês terão a certeza que aquele produto é o mais adequado.
Não se deixem ficar na ignorância por medo ou vergonha de falar sobre este assunto com uma pessoa estranha. Se tiverem duvidas procurem alguém que vos esclareça, não permaneçam na ignorância.

Espero que vos tenha sido útil este tipo de dicas!
Um super beijo e boa semana!

20 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada linda! Volta sempre :)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Muito boa publicação. Há tempos tive uma dúvida e falei com a enfermeira das consultas de planeamento familiar do Centro de Saúde. É imprescindível estarmos informadas, para podermos cuidar melhor de nós. Beijinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo Sandra. A informação é sempre o melhor caminho!
      Volta sempre querida :)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada querida!
      Volta sempre :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Gostei muito e fique a seguir!
    É muito importante cuidar de nós ao máximo! A marca Lactayd já conhecia e ando tentada a experimentar, a outra, devo admitir que não conhecia.
    Achei muito interessante o teu post. :)
    Beijinhos**

    http://anagalhano.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter sido útil.
      Obrigada querida e volta sempre.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Gostei bastante das dicas e da forma como abordaste um assunto que ainda hoje é tabu!
    Beijinhos,
    http://sugarcandy.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda, não há que ter vergonhas destes assuntos.
      Fico feliz por teres gostado.
      beijinhos e volta sempre :)

      Eliminar
  6. Adorei o post, muito bem estruturado e com óptimas dicas que também eu sigo, pois sempre fui muito susceptível a infecçoões. Também uso um sabonete liquido próprio qque se compra na farmácia.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida. Fico super contente por teres gostado. A minha intenção é sempre ajudar em algum coisa.
      Beijinhos querida e volta sempre.

      Eliminar
  7. Gostei das tuas dicas e já conhecia os produtos :) Cuidados nunca são demais!

    Beijinho,
    Lifestyle & Co.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia. Concordo contigo, cuidar de nós mesmo nunca é de mais!
      Beijinhos e volta sempre :)

      Eliminar
  8. Adorei as dicas dão imenso jeito!
    Já conhecia alguns produtos.
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, fico feliz por ter ajudado.
      beijinhos e volta sempre :)

      Eliminar
  9. Gostei muito das dicas! Não conhecia a marca Saugella.

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda! É uma marca muito boa de produtos de higiene intima!
      Beijinhos e volta sempre :)

      Eliminar
  10. Excelentes dicas e muito úteis !
    Muito bom post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisa, fico feliz por ter sido útil!
      Beijinhos querida e volta sempre! :)

      Eliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!

Game on, Beauty! - Moda, Beleza, Decoração e muito mais... © . Quinn Creatives .