10 mandamentos para ter unhas bonitas e saudáveis


17 novembro, 2015

Olá minhas queridas!

Ter umas unhas bonitas e saudáveis não difícil, basta apenas termos alguns cuidados básicos no nosso dia a dia e vão ver como que é tão simples conseguir. Para isso, basta apenas ter em conta determinadas regras ("mandamentos") para que se consiga conciliar o "bonito"com o "saudável". Então vamos lá:

1- NUNCA retirar as cutículas!! - Não sei quem é que inventou que se devia retirar as cutículas durante a manicure, mas esta ideia é completamente errada! Quando vejo pessoas que se dizem profissionais a retirarem as cutículas com um alicate às clientes, até me dá uma coisinha má. Só me apetece perguntar: "Sabem como isso pode ser prejudicial para a saúde da vossa cliente?" Mas pronto, isso vais da consciência de cada profissional. Eu não tiro, nunca tirei e nunca na minha vida o irei fazer ou aconselharia a alguém fazer. Primeiro, porque se nós nascemos com elas é porque têm um papel a desempenhar no nosso corpo, actuam como uma barreira protectora contra a entrada de microorganismos. Logo se as retirarmos, facilitamos a entrada desses microorganismos. Agora pensem, têm a certeza absoluta que os materiais foram devidamente esterilizados? Porque se ainda estiverem contaminados podem ocorrer transmissões de doenças como a hepatite e HIV e isto sim, é um grande risco que se corre quando se retiram as cutículas.


Agora vocês perguntam-me: se não se deve retirar o que devemos fazer? Bem na minha opinião têm duas soluções: ou empurram-nas ou hidratam-nas. Sim para quem não gosta de as ver, basta empurra-las delicadamente com um empurra cutículas ou mesmo com a vossa unha, é mais saudável pois não traumatiza tanto a cutícula. Podem fazer depois do banho, pois as cutículas estão mais amolecidas e são mais fáceis de empurrar sem comprometer a integridade da pele. Já a segunda opção, é a minha preferida: simplesmente hidratação! Aplicar diariamente um bom hidratante nas cutículas 2x ao dia é óptimo para que elas não tenham aquele aspecto de pele seca e grossa. Quanto mais hidratadas estão mais "mirram" e mais bonitas ficam. Por experiência própria cheguei a empurrar as cutículas durante algumas semanas e reparei que quanto mais empurrava mais elas cresciam e ficavam com aquele aspecto de peles secas sobre as unhas. A partir daí deixei de fazer isso e todo o santo dia hidratava-as bem. Nos primeiros dias não se nota a diferença mas acreditem que compensa ao fim de algumas semanas. Elas tornaram-se mais pequenas, hidratadas e não crescem nada. Hoje em dia já nem preciso mexer nelas, estão impecáveis.

2- Não usar acetona! Actualmente já existem no mercado bons removedores de verniz muito mais suaves e bem menos agressivos que a acetona e que não enfraquecem a unha.

3- Limar com cuidado! No momento de limar a unha, não de deve aplicar muita força porque pode fazer com que elas quebrem e descamem mais facilmente. Deve-se limar na horizontal e sempre num único sentido (nunca façam aquele movimento vai e vem com a lima). Nunca limar a superfície da unha, isso pode enfraquecer muito a unha.


4- Não compartilhar instrumentos! Uma boa opção para quem quer tratar das unhas fora de casa é ter um kit só seu, com limas, paus de cerejeira, alicates etc... isso evita muito a transmissão de determinadas doenças. Sei que há salões que já fazem isso. Após cuidar das unhas a cliente leva para casa o seu kit pessoal que só será usado por ela e mais ninguém.

5- Usar sempre uma base fortalecedora! Nunca colocar verniz directamente na unha sem uma base para a proteger. A base além de prolongar a duração do verniz, protege a unha dos pigmentos do verniz evitando assim que as unhas fiquem com aquele aspecto amarelado.



6- Deixar as unhas descansarem! É muito importante que as unhas consigam "respirar" entre as colocações dos vernizes. Para isso, deixar as unhas descansar no mínimo 4 dias antes de colocar novamente o verniz. Nesses dias hidratar bem as unhas e cutículas.

7-  Não roer as unhas! Não há coisa pior para as nossas unhas do que os nosso próprios dentes. 

8- Vigiar as unhas! Quanto mais cedo se detectar alguma alteração melhor. Diferenças na cor, forma e espessura podem indicar um problema que deve ser resolvido rapidamente. Nesse caso deve-se aconselhar com um farmacêutico ou dermatologista. 

9- Não utilizar as nossas unhas como ferramentas! Não utilizar as nossas unhas para abrir por exemplo latas e utilizar sempre luvas durante as actividades domésticas. Aqui confesso que peco um pouco, pois por vezes esqueço-me disso.

10- Ter uma alimentação saudável! Ter umas unhas saudáveis começa por dentro. Assim devemos ter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, cálcio, ferro e vitaminas.

E é isto meninas, agora não há como não ter umas unhas bonitas e saudáveis.
Espero que tenham gostado.
Um beijo. 

17 comentários

  1. Amei o post querida!!
    Vim retribuir a visitinha lá no blog e a inscrição!!
    Mil beijinhos
    http://teensfashionloom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. As minhas unhas estão super fracas e a lascar... como já dura há algum tempo, estou de consulta marcada para perceber qual poderá ser o motivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes bem querida :) Obrigada pela visita!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  3. Eu tento sempre ter esses cuidados em atenção mas o que me custa mesmo mais é não usar as unhas como ferramentas, às vezes é mesmo inevitável!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas eheh estrago sempre as minhas unhas assiml!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  4. Eu tenho muitos cuidados com as unhas. Elas estiveram numa fase fracas e de lascar, partir e muito amarelas, passei a beber mais água, a mudar um pouco a alimentação, e fiz um tratamento com um verniz próprio que eu já tinha aqui por casa e elas melhoraram imenso! Fiquei logo em pânico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já andei numa fase assim. Estavam um pouco enfraquecidas por causa do gel, agora faço unhas vg mais esporadicamente. Já estão a recuperar :)
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  5. Gostei imenso do post, e isso das cutículas não fazia ideia! Tenho que seguir estas dicas. Mas tenho um problema, com a ansiedade e nervosismo rói-o as unhas todas ou quase! Já tentei de tudo e apesar de não ser tão intenso como antes ainda as rói-o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um vicio mesmo terrível, sei que por vezes é difícil controlar :/
      Beijinhos e obrigada pela visita ❤

      Eliminar
  6. Sabia isso das cutículas e também fico um bocado chocada quando vejo as ditas "experientes" na área a retirá-las. As minhas são super frágeis e não há meio de perceber porquê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo querida, eu até fico perplexa quando vejo isso! Já experimentaste hidrata-las bem?
      Beijinhos*

      Eliminar
  7. Gostei imenso das tuas dicas! Tento sempre cuidar bem das minhas unhas :)
    beijinhos <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaa :) Acho que fazes muito bem!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  8. foram dicas muito interessantes, apesar de achar que tenho bastante cuidado com elas não costumo usar base protetora, ainda uso acetona de vez em quando e quando vouà estéticista ela empurra as cutículas mas também tira algumas, da próxima vez que lá for vou lhe pedir para nao o fazer ;)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes bem, isso de retirar cutículas não é muito saudável, experimenta hidrata-las muito bem todos os dias, pode ser que também resulte bem contigo!
      Beijinhos o obrigada pela visita ❤

      Eliminar
  9. Gostei das dicas... eu passei por um momento muito frustante com as minhas.
    Até que aprendi uma receitinha que ajudou fortalecer elas. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, pelos comentários e por todo o carinho!! ❤
Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post!

Game on, Beauty! - Moda, Beleza, Decoração e muito mais... © . Quinn Creatives .